Quem são os Aratacas

Além de outros significados expressos nos dicionários, o termo arataca – coisa mal feita (em desuso) – inserido na gíria militar é usado pejorativamente nas regiões Sul e Sudeste para designar nordestinos e nortistas (cabeças-chatas).  Na extinta Escola Preparatória de Cadetes de Fortaleza (EPF) que abrigava alunos de todas as Regiões do Brasil, o termo era exclusivamente usado em referência aos cearenses que, em contrapartida, criaram um vocabulário mapa_regioespróprio também pejorativo para designar os Estados de origem dos alunos do Sul/Sudeste; assumindo o Ceará como aratacolândia os cearenses batizaram Rio de Janeiro como frescolândia / Rio Grande do Sul como grossolândia, entre outros. Mas as ações e reações não se resumiam apenas nisto. Os aratacas, identificados em qualquer lugar por seu sotaque, eram   vistos e tratados como seres inferiores. Pretendiam que assim fossem.

Se no meio civil essa gíria de tratamento prosperou, as oportunidades para enfatiza-la nas relações pessoais em nada se comparam com o ambiente corporativo das Instituições, particularmente as escolas de formação. O “trote” físico ou psicológico (bullying), aplicado coletivamente pelos veteranos aos recém-incorporados durante todo um semestre, transformavam o dia a dia numa rotina assemelhada a uma ordem iniciática, exigindo um esforço dobrado para superar os obstáculos impostos. Era preciso sobreviver e manter o foco nos objetivos ou desistir e aceitar a pecha do fracasso

Migrando Brasil a fora, os aratacas de todos os Estados do Nordeste sempre carregaram nos ombros a responsabilidade de vivenciarem estórias de superação, anulando preconceitos e discriminações.

Os bons aratacas são aqueles que conhecem a sua própria força e determinação; os que conhecem a história e os grandes feitos dos ilustres cidadãos regionais, ao mesmo tempo em que descobrem a similaridade das mazelas que grassam em todas as Regiões e nas periferias das capitais e que fazem do conhecimento a arma fatal contra argumentos discriminativos e preconceituosos contra seus conterrâneos. Aratacas vitoriosos estão espalhados em todos os continentes para representar e falar bem do Brasil que ajudam a construir.

O nome deste Blog foi escolhido em sua homenagem.

0b4d8d44e4dd3598c489f9c1caf108b8